quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Série Viagens - Ilha Grande



Ilha grande , RJ MAR/2005

Ilha Grande com ou sem chuva



A primeira viagem para uma ilha a gente nunca esquece. Tudo começou com uma viagem de 1h30 de barco, passando por plataformas de petróleo, lanchas milionárias, chuva e muitas ondas. Era véspera de Páscoa, e foi impressionante ver as escunas e as barcas chegando à Vila do Abraão abarrotadas de ovos de chocolate, caixas de bombom, engradados de cerveja, verduras, legumes, litros de água mineral, tijolos e muita, muita gente. A Vila do Abraão é a parte mais habitada da ilha. Aqui é onde os barcos chegam e saem para o continente, onde existem as pousadas e os inúmeros campings, onde ficam os restaurantes e as lojinhas e de onde saem os passeios de escuna ou lanchas para as praias ao redor da ilha. Tudo é muito rústico, o chão é de terra, o risco de chover é grande, mas existem tantas opções de passeios que vale à pena ter pelo menos 4 dias para conhecer os principais roteiros. O primeiro é o que segue até a Lagoa Azul, ótimo ponto de mergulho e perfeito para fotos debaixo d´agua. O segundo passeio poderia ser o para a Lagoa Verde, que inclui também passeio até uma gruta. O mais procurado pelos surfistas é o passeio que vai para a praia de Lopes Mendes, esta em mar aberto e por isso com muitas ondas. Além dos passeios de barco, legal é conhecer a trilha de 2h até o antigo presídio da ilha, onde Graciliano Ramos escreveu Memórias do Cárcere. Quem quiser uma trilha mais pesada, pode conhecer o ponto mais alto da ilha, o Pico do Papagaio, com 7h de caminhada. Mas pra quem quer caminhar pouco pode conhecer as praias ao lado da Vila, seguindo trilhas curtas. Para uma lado, a Praia Preta e o antigo aqueduto da ilha. E para o outro, a praia do Abraãozinho. O passeio que escolhi foi a Lagoa Azul. Passamos pelo Saco do Céu e Enseada das Estrelas (dizem que reflete as estrelas no mar) e fizemos uma trilha da praia de Freguesia de Fora até Freguesia de Santana. Nessa trilha está uma igreja conhecida por manter ao lado um cemitério de piratas (!) e o maior coqueiro da ilha. Mas o mais incrível mesmo foi mergulhar na Lagoa Azul. O fundo é lindo, os peixes são lindos, tudo é incrível. Realmente, o fundo do mar é outro mundo. Tem passeios para todos os gostos, e à noite, nada melhor do que a pizzaria da praça e depois a sorveteria ou o café, próximos ao cais.

Como Chegar:
Deixe o carro em Angra pois é neste cais que existe várias opções de acesso à Ilha, além da barca. Têm escunas saindo as 10h30, 11h e 11h,30, e retornando da Ilha as 17h e 17h30.
Onde Ficar:
No Abraão, claro. E percebi que o camping pode ser uma boa opção, pois as pousadas com um mínimo de conforto não são lá muito baratas.
Outras Dicas:
Costuma chover. Então leve anoraque ou capa de chuva e prefira nesse dia passear de barco margeando a ilha ou fique no Abraão mesmo (leve algum livro pra ler). Não tente fazer uma trilha muito longa com chuva. Com sol, você pode escolher entre caminhar pelas trilhas na floresta ou sair de escuna pra mergulhar ao longo da Ilha. Não esqueça a máquina fotográfica e o repelente, muito importante. Na escuna, alugue máscara e snorkel, ou pegue um "macarrão" pra ficar só boiando.

Nenhum comentário: